No que respeita a estratégias globais de marketing,
a Internet desempenha um papel essencial como a arma de negócio mais poderosa
no mundo empresarial, atualmente globalizado.
Marketing Global não significa
apenas mercado exterior, mas sim todas as atividades de negócios desenvolvidas
fora do mercado de origem.
Seu objetivo é ampliar os horizontes de modo a
abranger o mundo na tentativa de identificar oportunidades e riscos.
É de fundamental importância que as empresas
respondam aos desafios e oportunidades da Globalização, do contrário serão
absorvidas pela forte concorrência.
Os fatores políticos e legais, a concorrência e
a tecnologia são vistos como fatores standard, o que torna possível praticar a
mesma política de marketing, em termos gerais, à escala global.
As empresas devem realizar uma forte
concentração de ações voltadas aos seus produtos e serviços, focando-se em
nichos de mercado lucrativos e contando com fortes parceiros no fornecimento de
materiais (sistemas de terceirização), para obter melhores condições fora da
empresa ou até mesmo fora de suas fronteiras, proporcionando a alternativa de
se usufruir da qualidade estrangeira e sistemas financeiros mais estáveis e
garantindo customização aliada a uma boa qualidade.
Porém, as ações devem ser realizadas de forma
local, isso porque, é no mercado interno que se encontram oportunidades de
crescimento e posterior expansão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário