Web Marketing, é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web, também pode ser chamado de marketing na web, marketing na internet, ou ainda, e-marketing.
Hoje, com a popularização da internet, a grande maioria das pessoas opta por fazer esta pesquisa através dos sites de busca. Esta tendência fez surgir um novo serviço. O web-marketing. O site de busca mais utilizado atualmente é o Google. Ele é responsável por mais de 85% das buscas feitas na internet. Por isso nossos esforços estão direcionados a ele.
ESTRATÉGIAS DE WEB MARKETING
1. SITES DE BUSCA: São a forma mais popular de localização de informações e produtos na web. Uma pesquisa realizada pelo Forrester Institute mostra que quase 60% dos internautas utiliza sites de busca para procurar alguma informação
.
2. E-MAIL MARKETING: A grande força do e-mail marketing é sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou a abertura desse canal (opt-in).
3. PROGRAMA DE AFILIADOS: É na verdade uma parceria de rede de sites que divulgam o negócio e enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de alguns benefícios, até mesmo comissões sobre as vendas. É uma oportunidade para que cada uma das partes mostre o que faz de melhor e ainda saia ganhando com isso.
4. BANNERS: São fundamentais para divulgação da empresa, fortalecimento de marca, entre outras. Os meios tradicionais utilizados até então eram a TV, rádio, revistas, jornais. A web é um novo canal com características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma comunicação de mais alto nível (Soft-Marketing). É importante pensar no “Mind-share”, ou seja, na presença da marca na mente do consumidor. As mais novas estratégias nesse segmento são os links patrocinados, banners, parcerias em blogs, divulgação em mídias sociais.
5. COMPRA COLETIVA: Trata-se de uma parceria entre o comerciante e o site de compra coletiva para a divulgação de uma oferta com grande taxa de desconto ( geralmente em torno de 60%) . As ofertas duram um período curto de tempo mas o suficiente para trazer uma grande quantidade de novos visitantes para o comércio. O site de compra coletiva cobra cerca de 30% da receita de vendas e o principal retorno do comerciante são os clientes que retornam ao estabelecimento após conhecê-lo.
Todas as estratégias de Web Marketing, vão gerar retorno para o seu site. O ideal seria utilizar todas e avaliar aquelas que melhor se enquadram nas características de sua empresa e, principalmente, nos objetivos estabelecidos.
Um comentário:
Hoje qualquer produto que estou interessado, primeiramente faço uma pesquisa pela web, não tem como eu comprar um produto sem a ajuda do tio google.
sem esquecer das redes sociais que também são importantes no relacionamento com o cliente.
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