Duas mulheres holandesas foram acusadas pela FIFA de fazer "publicidade oculta" dentro dos estádios da Copa do Mundo da África. A Campanha considerada pela FIFA como irregular foi realizada por um grupo de torcedoras loiras sul-africanas e holandesas, as mulheres foram contratadas pela Cervejaria Barvaria e precisaram pagar fiança de 10 mil euros cada uma. Elas usavam vestidos curtos na cor laranja. Na última segunda-feira, o grupo de 36 mulheres foi retirado do estádio durante o segundo tempo da partida entre Holanda e Dinamarca. Agentes da Fifa suspeitavam que elas pudessem fazer parte de uma ação de “marketing de emboscada” nas arquibancadas do Soccer City, o que não é permitido pela entidade. A Budweiser é uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo e detém o direito de exibição de sua marca nos locais de disputa dos jogos.
Entenda mais sobre Publicidade Oculta ou Dissimulada e Marketing de Emboscada
O termo é novo, mas a malandragem é bem antiga. Marketing de emboscada é uma estratégia que consiste em tirar proveito publicitário invadindo um evento ou espaço de um veículo de comunicação sem amparo contratual com os detentores do direito (sic última edição da Revista Exame).
Os exemplos estão aí para todo mundo ver. O clássico sinal de “número 1” que os jogadores brasileiros faziam nas comemorações de gols na Copa de 94 (em homenagem à Brahma) e os estudantes que tatuaram o símbolo da Reebook em suas testas na Maratona de Boston em 2003. Em ambos os casos, as empresas citadas pegaram carona em eventos cujos direitos foram comprados – a custos elevadíssimos – por seus concorrentes: a Kaiser, a Antarctica e a Adidas. Marcadores: Campanhas, Marketing de Emboscada, Oculta, Publicidade
Um comentário:
Muito interessante, não sabia o que era MKT de emboscada e publicidade oculta, agora já sei o pq Ronaldo Fenômeno fazia o sinal de "A número 1" com o dedo indicador Brahma Número 1! Essa imagem do Fiat Pálio é bem interessante mostra o que é a publicidade oculta. Parabéns por mais um excelente post.
Postar um comentário