RFID é um acrónimo do nome "Radio-Frequency IDentification" em inglês que, em português, significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados detags RFID.
Uma tag ou etiqueta RFID é um transponder, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Ele contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das tags passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as tags semi-passivas e as ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal. São bem mais caras que as tags passivas.
No começo da década de 90, engenheiros da IBM desenvolveram e patentearam um sistema de RFID baseado na tecnologia UHF (Ultra High Frequency). O UHF oferece um alcance de leitura muito maior (aproximadamente 6 metros sobre condições boas) e transferência de dados mais velozes. Apesar de realizar testes com a rede de supermercados Wal-Mart, não chegou a comercializar essa tecnologia. Em meados de 1990, a IBM vendeu a patente para a Intermec, um provedor de sistemas de código de barras. Após isso, o sistema de RFID da Intermec tem sido instalado em inúmeras aplicações diferentes, desde armazéns até o cultivo. Mas a tecnologia era muito custosa comparada ao pequeno volume de vendas, e a falta de interesse internacional.
A Tecnologia no ramo Comercial
Comercial RFID
Leitores de RFID móveis: os leitores de RFID podem ser instalados em aparelhos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas, como os celulares. Colocando um destes celulares em frente a um produto com RFID obtém-se seu preço, por exemplo, assim como suas especificações. O celular também pode ser usado para compras, através da leitura do RFID de um determinado produto. A companhia de cartão de crédito efetua o pagamento através da autorização do celular.
Exemplo de aplicação para RFID em celulares: check-in em hotéis. Assim que o hóspede faz o check-in, o hotel envia o número do quarto e a "chave" para o celular do hóspede. Este se encaminha para o quarto e usa seu celular para destravar a porta.
E no varejo ?
A tecnologia RFID poderá ajudar o varejo a experimentar vários benefícios com relação o seu uso, tanto no que tange à redução dos custos, à geração de valor quanto ao aumento de segurança e cumprimento de requisitos de mercado.Pode-se dizer que na medida em que a adoção dentro da organização e na cadeia de suprimentos aumentar, os benefícios e as oportunidades ficarão mais evidentes. Lembra que há praticamente um consenso mundial de que a adoção desta tecnologia no varejo se dará em três fases: curto prazo no palete, médio-prazo em caixas e longo-prazo nos itens. Os benefícios poderão ser sentidos já nos primeiros processos, uma vez que conseguirão auxiliar na localização de pallet, no planejamento de operação, na redução de estoques de matérias-primas, na acuracidade do recebimento e na reutilização dos containers. Já em um segundo momento, os benefícios serão ainda mais evidentes, pois a redução dos estoques e o planejamento da demanda serão ainda mais automatizados, bem como o picking será agilizado. Quando chegar no item, os benefícios serão totais, uma vez que haverá agilização do check-out, prevenção de perdas, segurança e autenticidade de produtos, acuracidade de estoque físico x contábil, otimização de promoções, redução da quebra e disponibilidade de produtos constante, devido à visibilidade ao longo de toda a cadeia.
A junção da RFID, da rede WiFi e da telefonia celular estão impondo um novo formato de negócios. Aproveitar a mobilidade dos consumidores com a facilidade da Web e, com os recursos do celular, abrirá novas oportunidades para impulsionar as vendas. Saber os hábitos dos consumidores, suas preferências, seus anseios e ter sua confiança conquistada, proporcionará a venda de produtos por impulso; porém, a privacidade terá que ter foco total para que os consumidores não se sintam invadidos e controlados, o que fará com que a tecnologia seja vista como um problema e não uma solução. Para tanto, a União Européia já criou uma comissão destinada especificamente para tratar deste fórum.
No vídeo logo abaixo você verá um exemplo de um supermercado do futuro usando a tecnologia RFID
Siga o blog
Posts
-
▼
2010
(58)
-
▼
setembro
(7)
- Entenda um pouco sobre RFID
- Globo busca novas mídias para seu novo formato de ...
- Google Marketing e Marketing Digital
- Entidade médica americana ataca a McDonald´s
- FICONS 2010 (XII FEIRA INTERNACIONAL DE MATERIAIS,...
- Novo filme de Havaianas sai primeiro no iPad
- Sócios brasileiros fecham aquisição do Burger King...
-
▼
setembro
(7)
Sob a liderança dos acionistas Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho mais o diretor geral Octávio Florisbal, a Rede Globo de Televisão promoveu reunião em São Paulo na última terça-feira (21) com os controladores das 117 afiliadas para formalizar intenções para ampliar as sinergias de conteúdo de publicidade nas novas plataformas digitais como telefone celular, TV em ônibus e metrô, iPad, internet etc. O assunto é tratado de forma sigilosa, como informou fonte do propmark, confirmando, porém, notícia publicada pela coluna Outro Canal do jornal Folha de S.Paulo. A idéia de padronizar o sistema vai gerar faturamento novo, afinal a era digital permite que o sinal de TV chegue aos monitores multiplataforma sem dropout de imagem. O formato de venda de pacotes publicitários da Rede Globo para os grandes anunciantes, como no Futebol e Big Brother, por exemplo, vai inspirar a rede multiplataforma. Além do resultado financeiro previsto, estrategistas de mercado vêm à decisão como oportunidade única para a Globo consolidar sua marca nas novas mídias.
Via Propmark Marcadores: Ação, Publicidade 0 comentários
O Consultor de Marketing na Internet e palestrante de Marketing Digital Conrado Adolpho, autor do livro Google Marketing, explica como fazer um site que ganhe dinheiro com o Google Adsense, programa de filiação do Google.
O vídeo está dividido em duas partes confira logo abaixo:
A PCRM (Physicians Committee for Responsible Medicine, ou Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável, em tradução livre, lançou esta semana um vídeo atacando diretamente a maior rede de fast-foods do mundo a americana McDonald´s, em sua nova ação a entidade mostra expressivamente em seu vídeo que a rede americana de comidas rápida prejudica a saúde e defende o vegetarianismo. Ao final do vídeo a PCRM faz uma paródia com o slogan do McDonald's que é o Amo Muito Tudo Isso! - Amava Muito Tudo Isso!
Confira o vídeo:
FICONS 2010 (XII FEIRA INTERNACIONAL DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DA CONSTRUÇÃO)
A FEIRA
VISITANTES
Público Visitante: 35.000 visitantes.Visitantes registrados dos seguintes Estados: AL/AM/AP/BA/CE/DF/ES/GO MA/MG/MS/MT/PA/PB/PE/PI/PR/RJ/RN/RS/SC/SE/SP/TO
Perfil do Público: Altamente qualificado, totalmente profissional, composto de construtores, engenheiros, arquitetos, além de lojistas, distribuidores, representantes comerciais, prestadores de serviços, especificadores, pintores, mestres de obras, estudantes universitários e de curso técnico de áreas correlatas.
FICONS 2010
Dias: 14 a 18 de Setembro de 2010
Horário: 16h00 às 22h00
Local: Centro de Convenções de Pernambuco Recife / Olinda
1 comentários
Usuários poderão assistir comercial já neste sábado (11); TV exibe peça a partir de quarta-feira (15)
Os usuários de iPad poderão assistir em primeira mão, a partir deste sábado (11), o novo comercial de Havaianas. A peça, criada pela AlmapBBDO e intitulada “Troca”, é protagonizada pela atriz Daniele Suzuki e vai ao ar na TV apenas na próxima quarta-feira (15).
Um anúncio da marca na edição da revista Veja no iPad convidará o leitor a assistir ao filme, que completa a campanha iniciada por “Havaiana”, protagonizado pelo ator Mateus Solano.
Um anúncio da marca na edição da revista Veja no iPad convidará o leitor a assistir ao filme, que completa a campanha iniciada por “Havaiana”, protagonizado pelo ator Mateus Solano.
Fonte: Propmark
Veja mais sobre a plataforma iAd de publicidade para os dispositivos portáteis da Apple licqui no link logo abaixo
Marcadores:
Havaianas,
Publicidade
0
comentários
O fundo de investimento 3G Capital, controlado pelos sócios brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, anuncia a aquisição do Burger King, a segunda maior rede fast-food dos Estados Unidos, atrás apenas do McDonald’s. O grupo, que também é sócio da AB Inbev, adquiriu a operação por US$ 24,00 a ação, valor que chega, com dívidas somadas, a US$ 4 bilhões.
Conheça mais sobre os 3 brasileiros que compraram a Burger King clique AQUI
Mundialmente, a conta publicitária do Burger King é atendida pela Crispin Porter + Bogusky, que já faturou diversos prêmios nos principais festivais com cases para o cliente – entre os principais um Titanium Lion no Festival de Cannes, em 2009, com “Whooper Sacrifice”; e um Integrated Lion em 2008 com “Whooper Freakout”. No Brasil, a Ogilvy é a responsável pela conta, tendo sido premiada em 2010, também em Cannes, com o case “Whopper Face”, nas áreas de Promo e em Direct.
Hoje a empresa possui mais de 11 mil pontos de venda no mundo todo, sendo que 75% deles está localizada nos EUA. A especialidade do Burger King é o hamburguer chamado "Whopper". A empresa foi fundada por James McLamore e David Edgerton.
MARKETING DA BURGER KING
A empresa vem investindo fortemente em estratégias de marketing no Brasil, como outdoors e placas ao redor das cidades, além de promover grandes eventos. Em 2006, a Burger King patrocinou o bloco Caju, no maior carnaval fora de época do país, o Carnatal, em Natal.
Quando o assunto é propaganda o burger king sempre foi bastante irreverente, desde a sua chegada ao país ele sempre fez questão de usar humor, ser "descolado" e fazer videos publicitários que chamassem a atenção.
A Burger King ainda possui uma loja dentro do Sport Club Corinthians Paulista, uma em Canoas (cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre) que se situa no Canoas Shopping, o mais famoso do sul do Brasil, uma no shopping Iguatemi de Porto Alegre, além de mais 70 lojas no Brasil.Em 2010 a Burger king abriu lojas em Blumenau (Shopping Neumarkt) ,Balneário Camboriú (Balneário Camboriú Shopping) e Joinville (Joinville Garten Shopping) Duas novas lojas serão abertas em Florianópolis-SC, uma no Beira Mar Shopping (Maio de 2010) e outra no Floripa Shopping (Junho de 2010), e uma em Maringá (Junho de 2010) além de várias outras nas principais capitais. Para conferir a lista completa das lojas acesse o site da empresa http://www.burgerking.com.br/
Fontes: Propmark, Wikipédia e IG Economia Marcadores: Burger King, Economia, Marketing, Videos 0 comentários
Conheça mais sobre os 3 brasileiros que compraram a Burger King clique AQUI
Mundialmente, a conta publicitária do Burger King é atendida pela Crispin Porter + Bogusky, que já faturou diversos prêmios nos principais festivais com cases para o cliente – entre os principais um Titanium Lion no Festival de Cannes, em 2009, com “Whooper Sacrifice”; e um Integrated Lion em 2008 com “Whooper Freakout”. No Brasil, a Ogilvy é a responsável pela conta, tendo sido premiada em 2010, também em Cannes, com o case “Whopper Face”, nas áreas de Promo e em Direct.
Hoje a empresa possui mais de 11 mil pontos de venda no mundo todo, sendo que 75% deles está localizada nos EUA. A especialidade do Burger King é o hamburguer chamado "Whopper". A empresa foi fundada por James McLamore e David Edgerton.
MARKETING DA BURGER KING
A empresa vem investindo fortemente em estratégias de marketing no Brasil, como outdoors e placas ao redor das cidades, além de promover grandes eventos. Em 2006, a Burger King patrocinou o bloco Caju, no maior carnaval fora de época do país, o Carnatal, em Natal.
Quando o assunto é propaganda o burger king sempre foi bastante irreverente, desde a sua chegada ao país ele sempre fez questão de usar humor, ser "descolado" e fazer videos publicitários que chamassem a atenção.
confira o vídeo do lançamento das novas lojas em São Paulo provocando a rival McDonalds
A Burger King ainda possui uma loja dentro do Sport Club Corinthians Paulista, uma em Canoas (cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre) que se situa no Canoas Shopping, o mais famoso do sul do Brasil, uma no shopping Iguatemi de Porto Alegre, além de mais 70 lojas no Brasil.Em 2010 a Burger king abriu lojas em Blumenau (Shopping Neumarkt) ,Balneário Camboriú (Balneário Camboriú Shopping) e Joinville (Joinville Garten Shopping) Duas novas lojas serão abertas em Florianópolis-SC, uma no Beira Mar Shopping (Maio de 2010) e outra no Floripa Shopping (Junho de 2010), e uma em Maringá (Junho de 2010) além de várias outras nas principais capitais. Para conferir a lista completa das lojas acesse o site da empresa http://www.burgerking.com.br/
Fontes: Propmark, Wikipédia e IG Economia Marcadores: Burger King, Economia, Marketing, Videos 0 comentários